Analista de Mídias Sociais

Analista de Mídias Sociais

Esteja onde seu cliente está!

Como anda o nome da sua empresa na Internet?

Será que sua empresa está com pontos positivos?


Estamos vivendo um tempo em que as mídias sociais dominam a vida das pessoas.​

Você sabe o que são as mídias sociais?​

Mídia social é o local na internet onde se compartilham informações. Sendo assim, sites, blogs, Youtube, redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, todos são exemplos de mídias sociais.​

Podemos observar que as pessoas gostam de se relacionar pela internet, seja com amigos, parentes, páginas de locais que frequentam (como lojas, restaurantes, bares), marcas que utilizam. Elas fazem questão de compartilhar quando estão em um local de que gostam, avaliar quando recebem um ótimo atendimento, comentar campanhas publicitárias que acham criativas.​

Quando ocorrem problemas, não pensam duas vezes: Reclame Aqui, críticas na página, comentários negativos.​

Para comprar um produto ou contratar um serviço, o primeiro passo do consumidor é pesquisar na internet. Alguém teve um problema? Qual foi a resposta da empresa? Como resolveram o problema? Eles respeitam seus clientes?​

Sua empresa está cuidando da imagem que constrói nas mídias sociais? Ela está presente neste mundo, onde todos os seus futuros clientes já estão? Existe uma análise de métricas dos resultados de suas campanhas? Você sabe quais os melhores horários para publicar, qual a linha de comunicação e as plataformas ideais para atingir o seu público-alvo? Sabe o que é o termo ROI? Sabia que sem um ROI positivo, além do dinheiro que está deixando de ganhar, sua empresa está jogando dinheiro fora?​

Se a resposta para alguma destas perguntas é NÃO, continue lendo.

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Imagem


Analisando o objetivo de sua empresa, ela deve construir uma imagem, criar uma marca para o consumidor, que tenha a ver com seu perfil, sua linguagem, suas preferências. Este trabalho é muito valioso. Não é à toa que há marcas que são vendidas por milhões de reais. Por que o comprador não simplesmente cria uma nova marca, em vez de comprar uma que já existe? Porque uma imagem bem construída junto ao público é muito valiosa.

Sabe quando você vai comprar uma lâmina de barbear? Em que marca você pensa? E quando pensa naqueles curativos que já vêm prontos para colar em um machucado?

Pensou logo em marcas consagradas, não é?

Esta identidade vale muito, por isso deve ser criada com muito cuidado.

Outro fator importante para a imagem de sua empresa é a forma como ela se relaciona com seus clientes. O modo como responde às suas dúvidas, como resolve os problemas, tudo isto é determinante para criar uma imagem positiva com seu público.

Métricas

Existe uma série de ferramentas e estratégias para analisar e mensurar os dados sobre os resultados de suas campanhas na internet. Estes dados são chamados de métricas.

Esta análise é essencial, pois é através dela que toda a sua estratégia será elaborada.

A campanha está dando certo? Em que horário minhas publicações trazem mais retorno? Meus clientes estão clicando em meus anúncios? Depois de clicar, eles deixaram seu contato, leram minhas informações ou logo saíram e nunca mais voltaram?

Meu investimento está tendo um retorno positivo ou negativo?

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ROI


ROI é uma métrica importantíssima quando se fala em marketing. Do inglês “RETURN ON INVESTIMENT”, significa Retorno Sobre Investimento e é ele quem diz se o resultado de sua campanha é positivo ou negativo, ou seja, se sua empresa está GANHANDO OU PERDENDO DINHEIRO com ela. Fazer marketing digital sem saber isso é o mesmo que atravessar a rua com os olhos vendados, sem saber se vem carro.

 

É claro que existe muito mais a se cuidar quando se trata da presença de sua empresa nas mídias sociais. Já deu para perceber que este é um trabalho muito importante e que não pode ser ignorado por um empreendedor do século XXI.

A questão é: você precisa cuidar de seu negócio! Como vai conseguir tempo e informações para lidar com tudo isto?

Os empreendedores de sucesso são unânimes: não gastam seu recurso mais precioso – o TEMPO – com aquilo que não é seu serviço. A frase é clichê, mas é verdadeira: “TEMPO É DINHEIRO”.

É para isto que existe o ANALISTA DE MÍDIAS SOCIAIS. Ele é especializado em fazer este trabalho para seu negócio.

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